quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ENCONTRÃO 18/10/2009

Palavra de Elias:
Efésios 1:3 – 7. Fomos criados para louvor da glória de sua graça que ele nos concedeu gratuitamente no Amado Senhor Jesus. Fomos separados e escolhidos para sermos dele. És bem vindo aqui Senhor.

Palavra de Edson:
Nossas vidas estão consagradas ao Senhor. Foram entregues a Jesus. Amados, agora, somo filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar , seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como Ele é puro (1 João 3:2 – 3). Como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento (1 Pedro 1:15). Depositamos nosso nada aos seus pés. Trocamos pelo seu tudo. Iniciamos este encontro hoje louvando ao Senhor, (contrariando nossa “tradição” de orarmos juntos para começarmos) e quando Elias trouxe aquela palavra caiu um quebrantamento em nossas vidas e vimos o Espírito do Senhor movendo no meio de nós. Está contente por saber que não está só. Tudo é fruto do trabalho do Senhor. A santidade é produzida pela GRAÇA de Jesus. Se conhecêssemos mais desta GRAÇA adoraríamos muito melhor a Presença do Senhor.
Existem hoje tantos evangelhos. O evangelho formal, “frio” e sem adoração verdadeira. O evangelho “das ofertas” onde a graça não é graça. Onde o indivíduo comete pecado e crê que está perdoado e continua numa vida que não glorifica o nome do Senhor. Existe o evangelho “legalista”, onde se crê que uma vez salvo, pode-se cometer todo tipo de pecado e no final Deus irá levá-lo para o céu. O evangelho da justiça própria. Existem vários falsos evangelhos. O verdadeiro vem da fé na GRAÇA do Senhor, que se levanta contra o pecado e exige uma vida de santidade, de pureza. O Senhor reina verdadeiramente sobre nós. Vamos adorar a Deus na Pessoa de Jesus. Vamos lançar a Seus pés toda a nossa vida. Deus é fiel, Ele é poderoso, Ele é digno, Deus é o Senhor! Ele vive e voltará para nos buscar. Jesus é a nossa esperança.

Palavra de Augusto:
Salmo 84:3. “O pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si. Eu encontrei teus altares, Senhor, rei meu e Deus meu! Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos. Deus é fiel.”

Palavra de Gideão:
Salmo 4:1- “Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.” O Senhor nos ouve! Não podemos ser guiados por expectativa humana. Sejamos guiados pelo Espírito Santo. A expectativa humana produz religiosidade. O Senhor quer nos guiar.

Palavra de Valdemir:
Deixe o Senhor se expressar através de sua vida. Deixe o Espírito se manifestar. Sua misericórdia é sobre nós. Temos dificuldade em expressar o nosso sentimento ao esposo, à esposa, aos nossos filhos. Precisamos expressar nosso amor ao Senhor.

Testemunho de Sandra:
A filha (Vivian) teve um sonho com a volta do Senhor. E isto foi resposta de Deus às suas orações, pois a menina estava desanimada, sem querer participar dos encontros. Todas terças feiras as mães se reúnem para orar e jejuar por seus filhos pedindo que Deus faça a obra, transformando suas vidas e dando-lhe experiências com o Senhor.
No sonho ela estava vestida de noiva, mas não sabia quem era o noivo. Ela perguntava à mãe: Quem é meu noivo? A mãe nada respondia. No encontrão anterior Valdemir havia falado dos sinais da volta de Jesus e ela disse que tinha tido outro sonho, mas não contara à sua mãe. No sonho ela chegava à escola e via um cometa como uma bola de fogo. Ela avisava às colegas, mas ninguém lhe dava atenção e ninguém via nada. Voltava para casa e via seu irmão pequeno Pedro sentado à porta. Subia para avisar os outros e, quando ia fechar a porta, o fogo entrava e tomava a todos, mas quando o fogo passava e as chamas não haviam queimado ninguém de casa. Descia para ver seu irmão e ele também não estava queimado. Veio outro cometa com PESTE. Ela via o povo caindo no chão agonizando. Ela perguntava à mãe: - Mãe, se a gente orar o Senhor livra a gente? Ela corria pra falar com as duas primas incrédulas, orava por elas, mas elas não davam importância. Abriam dois buracos negros e as sugavam para o inferno. Deus falava com ela: - Eu não te levei pro inferno porque vi a sua preocupação em falar para outros. A voz de Deus era nítida, forte.
Sandra então teve discernimento do sonho da filha: ela estava fraca e sem comunhão, sem definição com o Senhor e Deus lhe dera a chance de escolher o seu noivo. Jesus é o Noivo da igreja, Satanás é o noivo do mundo. Quem é o seu noivo?
“Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” (Apocalipse 2:5).
Agora ela está buscando mais ler a palavra, ter comunhão com o Senhor e andar em santidade. Que o Senhor tenha misericórdia dos nossos filhos. O Senhor é incomparável! Aleluia. O Senhor é fiel. Mesmo quando somos infiéis Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo. Perseverem e continuem orando por seus filhos. O Senhor irá realizar a Sua vontade.

Palavra de Edson:
Deus tem colocado em nosso coração a volta do Senhor para despertar os adormecidos, animar os cansados e desanimados. Vamos rever esses ensinos. Deus quer que reconheçamos de modo claro os sinais da Sua vinda. Precisamos ter certeza de que a Palavra de Deus se cumprirá (cabalmente e muito breve). Precisamos vigiar e orar, esperar com alegria. Outros lamentarão (por não estarem preparados). O Senhor adverte os irmãos para produzir o sentimento adequado para este acontecimento. Oséias 6:3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”.
0s últimos sinais apontam os sinais físicos e o comportamento do mundo em confusão, como foi nos dias de Noé antes do dilúvio. O amor de muitos se esfriaria por causa do aumento da iniqüidade. O espírito da desobediência. O espírito da apostasia e no meio desta confusão o Senhor vai guardar os fiéis que amaram a volta do Senhor; Aos vencedores o Senhor dará uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe (Apocalipse 2:17).
A terra estará cheia de incerteza, mas o Seu povo Ele fará caminhar vitorioso.
Mateus 25:1 a 13 fala da parábola das Dez virgens e Mateus 25:14 a 30 fala da parábola dois Talentos. Ambas tratam da preparação para a chegada do Noivo Jesus. Mateus 24:3 nos diz que os discípulos estavam com Jesus no monte das Oliveiras, em particular, querendo saber a respeito destas três questões: quando sucederia a destruição do templo, quais os sinais da volta de Jesus e do fim do mundo. Estas duas parábolas têm em comum o mesmo assunto: a preparação para a vinda do Senhor. As dez virgens saem ao encontro do Noivo. Cinco eram prudentes e cinco eram loucas, néscias. Jesus chama a atenção para a imprevisibilidade da sua volta: verso 13 diz: Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Esta preparação não deve ser feita nos últimos minutos, e sim com antecedência, com responsabilidade, consciente e com sabedoria. Muitos estarão como as loucas: imprudentes e insensatas achando que dará tempo. Jesus falava aos seus discípulos em particular. Percebam a questão do preparo antecipado. Vigiar por não saber o dia nem a hora. Existe uma fé falsa, fingida e distorcida da palavra. Há um ensino falso de que quem é salvo, mesmo que viva de qualquer jeito, na volta de Jesus vai ser salvo e irá com Ele. Isso não é verdade. Está fora da palavra.
A noiva vai estar esperançosa dizendo: VEM, SENHOR!! Estará preparada, ataviada, adornada. MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS! Estejam em vigilância para não serem pegados desprevenidos.
Na parábola dos Talentos lemos que o Senhor distribui a cada um de acordo com a sua capacidade. Ensina ao sábio e ele ficará mais sábio; o louco despreza o ensino, não está interessado em saber mais nada; acha que já sabe tudo. A igreja de Laodicéia em Apocalipse 3:17: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”. Lucas 19:26: “Pois eu vos declaro: a todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado.”
Verso 29: “Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundancia; mas ao que não tem até o que tem lhe será tirado”. Preciso desenvolver meu talento e proclamar mais rápido, ganhar mais vidas para o Senhor.
O que recebeu cinco talentos saiu imediatamente e ganhou outros cinco. O que recebeu dois ganhou mais dois. Mas o que recebeu um, cavou uma cova e enterrou o talento. Quando o senhor lhe veio pedir contas ele ainda disse: “- Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.”
Mas não era isto que o Senhor queria. Este foi lançado nas trevas exteriores. Não basta vir ao grupo caseiro, ouvir o discipulador, freqüentar o encontrão, ir à praça etc. isto não substitui nossa obediência a Deus. Precisamos ter o nosso coração devoto ao Senhor. Importa estar em comunhão com o Senhor. Cumprir tudo o que Ele deseja que façamos.
Qualquer dificuldade aparece e já abrimos mão do Senhor? Já que estou por aqui, vou ficar por aqui mesmo... não volto pra denominação. É mero assistente, expectador. São incapazes de perdoar ou de passar dificuldades. Não conseguirão reservar o azeite, ir até o final. Deus quer levantar um povo forte, que passa por dificuldades, mas não desiste. Importa sofrer pelo Senhor.
DILIGÊNCIA X NEGLIGÊNCIA. O prudente é diligente, mas o louco é negligente.
A palavra nos ensina a ser diligentes. Precisamos orar e nos humilhar na presença do Senhor, nos prostrar diante do Pai dos Espíritos. Não podemos negligenciar o encontro dos irmãos, a manifestação dos dons de Cristo, a vida de Cristo se manifestando em nós; não podemos negligenciar a nossa fidelidade no nosso serviço a Ele.
O cristão “nominal” não tem a vida de cristão: “parece”, mas não é. Precisamos estar examinando a nossa vida diariamente. Sabemos o que temos de fazer e não fazemos. Busquemos a Presença do Senhor, alegremo-nos como que o Senhor está fazendo. Podem ser fiéis ao discipulador, mas eles não substituem Jesus. Precisam colocar cada coisa no seu devido lugar. Tirar o coração duro, insensível e colocar o coração capaz de ouvir Sua doce voz e obedecer. (Jeremias 31:31 – 34). Todos me conhecerão, desde o menor até ao maior, diz o Senhor. Todos me conhecerão.
O discipulador é um irmão mais velho, mais experiente, que perseverou mais tempo e ter autoridade delegada para ensinar a perseverar também. Ouça o Senhor, chegue-se diante do Senhor. Tenha intimidade com Ele. É bom buscar conselho e ouvir Deus através das autoridades, mas Deus quer que você ouça a Sua voz. Conheça ao Senhor. Conheça a Sua voz. Eu preciso ter o testemunho no meu coração daquilo que a autoridade está me aconselhando. Devo buscar conhecimento e revelação da vontade do Pai para minha vida. Aquilo que o Senhor está me falando. Conhecer a mente e o coração do Senhor para ter o testemunho no meu coração. Ensinar o discípulo a depender de Deus, buscar ao Senhor. O discípulo precisa estar diante do Senhor. O Senhor tem ordenado a Sua casa deste modo. Deus quer se fazer conhecido pelo Seu povo. Deus quer que VOCÊ o conheça.
Outro detalhe nas parábolas é que “o noivo tarda” (Mt 25:5) e o Senhor demora em chegar (MT 25:19). Isto gera descrença, incredulidade. “Desde já os nossos pais morreram....” A demora do Senhor nos revela quem somos nós. O Senhor já sabe, Ele é onisciente. Precisamos conhecer o nosso coração. O Senhor não se demora, como pensamos, e não devemos negligenciar. Mudemos nosso posicionamento. O Senhor vem já! O Senhor pode voltar de duas maneiras: vindo escatologicamente (no final dos tempos) ou vindo ao nosso encontro a qualquer dia (nós indo com Ele). Preciso estar preparada HOJE.
A responsabilidade é INDIVIDUAL.
As cinco prudentes tinham azeite de reserva. As cinco insensatas não tinham nenhuma reserva de azeite. Nos versos 8 e 9 as prudentes não poderiam dar do seu azeite para que não faltasse a elas e às outras. Não dá para dividir. Não vai adiantar nada se você não tiver o seu azeite. É você e o Senhor. Romanos 14:10 – 12 Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
Pai e mãe, que querem a salvação de seus filhos; esposo que quer a salvação de sua esposa (ou vice versa); devem orar e chorar por seus entes queridos. Testemunhar para eles, viver em santidade, obedecer aos princípios de amor e perdão.
O dia e a hora não sabeis. VIGIAI.
Lemos nas parábolas que há uma separação (juízo final): no começo tudo igual (dez virgens), mas no final cinco são prudentes e cinco são loucas. Os servos que receberam cinco e dois talentos receberam uma direção, porém o que recebeu um teve outro fim.
Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. O que perseverar até o fim será salvo. O Senhor separará os bodes das ovelhas.
Mateus 15:31 – 41. De que lado você vai estar quando o Seu Noivo chegar?
Observe o cenário: um casamento à noite, o cortejo do noivo, a espera da Noiva (igreja). O Noivo é Cristo. Sua chegada – as Bodas do Cordeiro (Apocalipse 19:7 – 10; Mateus 26:26 - 29; Lucas 22:15 – 18; 1 Coríntios 11:23 – 26).
Sua noiva ataviada, sem mancha. As virgens tinham as lâmpadas acesas e o azeite de reserva. Não tinham vergonha de ter aquele utensílio extra junto ao seu vestido de noiva. As loucas envergonhadas, comprometidas como mundo não se preocuparam em levar azeite extra e não puderam entrar no casamento.
Mateus 25:10 – a porta FOI FECHADA.
Quando Deus expulsou o homem do jardim do Éden Ele pôs querubins (Gênesis 3:24) ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
Quando Noé entrou na arca junto com todos os animais que Deus enviara, o Senhor FECHOU A PORTA após ele. (Gênesis 7:16).
Quando a porta da graça for fechada não poderá mais ser aberta. O dia é HOJE. A hora é AGORA.
“Assim, pois, como diz o Espírito Santo: HOJE, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,” Hebreus 3:7; 12 a 15, 4:7)
O trabalho dos pastores Valdemir e Edson é a que a igreja esteja preparada e com o coração cheio de alegria esperando o Senhor.
O centro disso tudo é a alegria de ser do Senhor. Pertencer ao Senhor com todas as dificuldades e provações. Jamais justificará a negligência de muitos.
O desejo do coração do Senhor é mostrar que Ele vem e precisamos nos preparar com realidade de vida, melhorar nosso posicionamento com Deus.
Levanta-te e resplandece Igreja! O Seu Noivo está vindo! Cada um de nós vai encontrar o seu Deus.
Bem-aventurado o que faz parte da primeira ressurreição.
Deus dê paz a todos e acrescente pelo Espírito o que não foi passado com clareza.
Mateus 24:30 – “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”
Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: