quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Compromisso para o casamento - parte 1

Cântico: De todo o meu coração

De todo meu coração, dou louvores a Ti
Com todo o meu ser, eu exalto o Teu Nome
Consagrando o que sou pra Te adorar
Levanto minhas mãos a Ti
Me rendo a Teus pés, Senhor
Me entrego totalmente a Ti
Ó Deus da minha vida,
que toda honra seja a Ti
Que toda glória seja a ti, Senhor, pra sempre

Jônatas: Entregamos nossa mente, nosso coração, nossos pensamentos, sentimentos e sonhos para ti Senhor, vivemos para te adorar!!!

Palavra de Edson: A igreja precisa ser catequizada sobre todas as coisas em que cremos. Precisamos rever nossos ensinos, pois muitos irmãos nunca ouviram sobre eles, e outros irmãos, por causa da luta pela sobrevivência, deixaram de se aprofundar nestes estudos, que devem ser como colunas da nossa fé.

COMPROMISSO PARA CASAMENTO e CERIMÔNIAS DE CASAMENTO.

POR QUE PENSAMOS DA FORMA COMO PENSAMOS? Precisamos saber o que influencia a nossa maneira de pensar.
Diz a Palavra em 1 Pedro 1:15 a 19 que Deus nos resgatou da nossa vã maneira de viver que por tradição recebemos de nossos pais. Ao entendermos o evangelho do reino precisamos mudar a nossa maneira de proceder (Romanos 12:2). O Senhor disse que está restaurando a Sua igreja. Deus disse que vai retirar da igreja um conjunto de idéias que não pertencem à mente de Cristo e que por várias razões foi sendo introduzido em nosso meio. Deus está trazendo a restauração da verdade. Arrependimento é mudança de mente, é mudar a forma de pensar, é transformação pessoal para renovação do entendimento (Romanos 12:2). É inevitável mudar nossa mente. Precisamos questionar de onde veio aquilo que pensamos. O coração do Pai quer que Seu Espírito nos conduza à verdade. Ele quer tirar toda mancha e toda ruga da Sua igreja para torná-la gloriosa, santa e irrepreensível (Efésios 5:25 a 27). Já passamos pela porta, já declaramos nossa dependência de Deus e confessamos nosso primeiro amor. Jesus é o centro de nossa vida. Estamos apaixonados e amando ao Senhor. O tempo vai passando e alguns se cansam, abandonando o primeiro amor; outros cansam na jornada e se desanimam, seguem em frente frustrados. O que foi deixado na porta volta a latejar e ficam sobrecarregados, buscando recursos próprios para seguir a Jesus. Vêem dificuldades em seguir a orientação dos líderes. A revelação com o Pai é pessoal, é individual. O Senhor é juiz sobre Sua casa. Ele irá remover todo obstáculo que queira dificultar nossa vida com o Senhor. O Senhor é quem nos sustenta no meio de todas estas coisas. Somos iluminados pelo Seu Espírito. Ele não nos deixa confundidos. Ele nos ergue e nos leva em triunfo. Precisamos confrontar nossa vida com a Palavra. Interiormente podemos ter uma convicção (experiência) própria de vida com Deus, mas de acordo com 2 Pedro 1:21 “nenhuma profecia é de particular interpretação” e “a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. Quando alguém começa a dar sua própria interpretação à Palavra cria facções e causa divisão na igreja. Precisamos questionar e tirar as dúvidas para esclarecer os irmãos sobre a verdade.
O compromisso para casamento é muito bombardeado por várias pessoas, e muitas idéias e pensamentos modernos vão contaminando nossa mente naquilo que é contrário ao que Jesus nos ensinou. Vamos ter cuidado com aquilo em que pensamos, se está de acordo ou não com a Palavra de Deus.
Mateus 19:10 a 12 relata que os discípulos viram que a coisa era tão séria e complicada que acharam melhor não casar.
1 Pedro 1:15 – 19 diz que fomos resgatados pelo Senhor da nossa vã maneira de viver que recebemos por tradição de nossos pais.
Que significa vã? Que é falto de fundamento; sem eficácia; inútil; infrutífero; insignificante, que não tem importância real; fútil, que não acrescenta; que se baseia em aparência ou mentira; enganadora; falsa, fingida; que não tem ou demonstra excessiva imodéstia; presunçosa, arrogante.
Existem quatro aspectos na maneira de viver:
· Estilo de vida (gastos e costumes);
· Conduta (o que fazemos e dizemos);
· Forma de pensar (escala de valores);
· Forma de ser (traços de caráter).
A maneira de viver se refere à forma como desenvolvemos nossas idéias, nossa forma de ver as coisas, a nossa cultura. Desde a nossa fala a alguns atos.
O que é a vã maneira de viver? Vã + maneira de viver é a forma de vida falsa, infrutífera, fútil, que se baseia em aparência ou em mentiras, arrogante, presunçosa e sem modéstia, não possuindo valor real. O Senhor nos resgatou disso tudo.
Essa vã maneira de viver vai entrando em nosso meio. Num retiro, por exemplo, na hora de servir o café. Mães que amontoam comida no prato de seus filhos mesmo sabendo que eles não irão comer tudo aquilo. Há muito desperdício de comida e alguns ficam até sem serem servidos. Precisamos tratar destas coisas. O povo de Deus é povo educado e ordeiro. Tudo com ordem e decência, diz a Palavra. Precisamos corrigir nossa maneira de viver.
De onde surge essa maneira de viver?
Desde muitos anos atrás o mundo foi dividido em oriente e ocidente. São diferentes os conceitos, os valores e a mentalidade de cada lado. Nossa mentalidade foi formada dos gregos “que produziram novas idéias na arte, nas ciências, na literatura e na filosofia, uma assombrosa torrente de obras primas que estabeleceram os padrões gerais da civilização ocidental”. A cultura grega não tem nada a ver com Deus, nem com a Sua Palavra, e nem com a Sua vontade. Somos produtos do meio. O Senhor quer nos resgatar disso. O Senhor quer nos libertar desse sistema do mundo e nos tirar dessa mentalidade.
Desde a revolução de anos atrás, surgiu o feminismo, movimentos em favor de negros e homossexuais; o Papa João XXIII abriu o Concílio Vaticano II, vimos Fidel Castro no poder (em Cuba), a Guerra fria e a Guerra do Vietnã. A Revista Época de 01/2008 trouxe notícias da revolução de 60 comentando que foi uma época ambígua (que é sem definição). Quarenta anos se passaram e nada mudou. Vimos surgir as primeiras experiências com o uso das drogas, o uso da minissaia, o sexo sem culpa (?) a pílula anticoncepcional (a falta de compromisso). Nada disso trouxe bem algum para a vida, mas mudou para sempre a nossa forma de pensar e de encarar a vida. Nossa mente foi influenciada por tudo isso. Começamos a achar “bonitinho” a vida desordenada dos hippies. Isso é tão forte que, se não vigiarmos, nos envolvemos e aceitamos tudo como normal e dizendo que não tem importância. Vamos ficando desleixados, sem regras e sem limites.
Até na forma de adorar a Jesus (usando rock, funk e outros ritmos em trios elétricos e achando que isso é correto. Será que Deus se agrada destas coisas? Muitos questionam os líderes perguntando: “Onde está escrito na Bíblia que não devemos fazer isto?”
Precisamos questionar de onde vem tudo isso?
A igreja somos nós. Deus quer tirar de nós a nossa vã maneira de viver. O Senhor quer que abandonemos essa vã maneira de pensar.
Hoje em dia as mães desestimulam suas filhas das “prendas domésticas”. “Terceirizam” a educação dos seus filhos pequenos e não têm mais tempo para se dedicarem a eles (nem para ouvi-los). Uso de pílula anticoncepcional até no meio que se diz evangélico? (?) Sexo ilícito antes do casamento. O padrão de beleza é uma cobrança infernal que leva à obesidade mórbida ou à anorexia (magreza excessiva). Como Deus vê tudo isso? Muitos dizem que é preciso ser “avançado”. Estas coisas só avançam para o mal. O diabo invade sem dó para destruir a família. Ele odeia a igreja. O mistério da iniqüidade já opera nos filhos da desobediência. Há um só espírito das trevas agindo para piorar ainda mais a situação do mundo. Viram aqueles que surgiram com todas essas idéias de modernidade que nada do que queriam fazer foi real. Tomar drogas (em 1968) “pra ficar legal” resultou numa onda de violência e confusão hoje que está atingindo um nível insuportável e insustentável no mundo todo. O que fazer?
Romanos 1:24 – 32 já trazia o resultado das relações homossexuais e a punição em seus próprios corpos (AIDS). Gabeira chegou a dizer que “gostaria de sepultar esse período”. Não podemos permitir que essas coisas nos contaminem. Precisamos entender porque não podemos aceitar as obras das trevas em nosso meio. Precisamos combater as coisas infrutíferas das trevas. O Senhor fará uma obra em nossas vidas.
Estamos pensando nos solteiros e nos preocupamos com isto. Alguns estão dizendo que “a igreja atrapalha o compromisso dos irmãos” (?). Para Edson as orientações não trouxeram nenhum problema quando ele fez amizade com aquela que seria sua futura esposa (ele não sabia que ela o observava também); Ele pediu oração aos irmãos e falou ao seu líder que procurou conhecê-la, e meses depois, na presença de quem cuidava dele, propôs noivado a ela; foi à casa dela para pedir aos pais junto com seu líder e não teve nenhum problema em acatar as orientações dadas a ele.
Hoje a liderança “nem precisa saber”? Achamos a cada dia mais estranho as coisas como acontecem. O mundo está invadindo a igreja, e a igreja “está atrapalhando” os planos do mundo. Alguns irmãos estão questionando sobre vários “supostos” relacionamentos. Os antigos acham estranho o que está acontecendo. Deus é contra o divórcio. O Senhor ama o casamento, Ele não aceita que se quebre a aliança com a mulher da sua mocidade.
Nosso desejo é que todos se casem. Não cabe a nós escolher parceiro (a) para ninguém. Não é honesto comentar que a igreja está atrapalhando. Muitos se casam sem buscar a direção do Senhor e se dão mal depois. Precisamos ter unidade nestes ensinos.
Apocalipse 21:27 diz que no céu não entrará coisa alguma contaminada e nem quem cometa abominação e mentira. Só os que estão escritos no livro da Vida do Cordeiro.

Nenhum comentário: