quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Compromisso para o casamento - parte 2

Palavra de Valdemir: Colossenses 1:13. “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor”.
Fomos arrancados do reino das trevas e fomos transportados para o reino da luz.
Efésios 2:1 – 6 - Somos cidadãos do reino, pertencemos ao reino de Deus, e estamos debaixo do governo de Deus.
Somos uma nação santa, um reino de sacerdotes, uma colônia celestial vivendo os princípios de Deus que são eternos. (1 Pedro 2:9).
Nosso Deus é imutável e é eterno.
O mundo se modernizou. Precisamos nos questionar: É a vontade do Pai? Agrada ao Pai? Glorifica ao Pai? Qual é a fonte? De onde jorrou essa água? Se não veio de cima não serve para nós.
“Venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Somos celestiais, somos santos, somos separados por Deus para Deus. O Espírito Santo habita em nós e tem ciúme de nós. Ele não divide a sua noiva (igreja) com o mundo.
Romanos 12:2. Precisamos renovar a nossa mente, o nosso entendimento deve ser novo. o povo de Deus é diferente e não deve se contaminar com que o mundo oferece. Edson nos falou ontem o que os de “mente brilhante” causaram ao mundo com suas idéias revolucionárias.
Efésios 6:11 – 12 diz que a nossa luta não é contra a carne e o sangue. Não temos nenhum problema com as pessoas e sim contra as potestades e os principados (demônios, príncipes das trevas, hostes da maldade). Este mundo tem um príncipe que o governa (João 12:31) e Jesus disse que o diabo não tem nada a ver com Ele. Este príncipe influencia e projeta as mentes brilhantes no mundo.
Efésios 2:1 – 5. O príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Os espíritos malignos operam nos filhos da desobediência (estes não estão debaixo do governo de Jesus Cristo e sim debaixo do governo de Satanás, que se manifesta em nome do bem). Efésios 6:11 fala que devemos estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Ele arma ciladas, arma laços, é sagaz, é sutil, enganador (sedutor do mundo todo). Muitas vezes você está praticando algo e não sabe porque faz aquilo. O homem é um ser que nasce sem saber de nada. É como um papel em branco onde vão sendo escritas as coisas a cada dia. Pode ser que seja no futuro um homem de bem (você é o que pensa, você é o que vê, o que você fala). A boca fala do que está cheio o coração (Lucas 6:45).
Existem vários significados para a palavra mundo. “Deus amou o mundo de tal maneira...” mundo = o planeta (físico). Deus amou o mundo = as pessoas (seres humanos). 1 João 2:15 – “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo...” mundo aí é o sistema de governo dos homens (sem o governo de Deus). Tiago 4:4 – “Infiéis (adúlteros e adúlteras), não sabeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus?” mundo = sistema de governo.No mundo físico (o planeta terra) habita o príncipe das trevas que programou um governo. Governo é uma ordem bem organizada que funciona harmoniosamente. Satanás é bem organizado (imagine dois mil demônios numa só pessoa (Marcos 5:8 – 9, 13). Efésios 6:12 nos ensina que a nossa luta ... é contra os “principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade, nas regiões celestes.”
Outro significado para mundo é embelezamento, adorno. Satanás enfeita com todo tipo de adorno para parecer simples e bonito o que ele quer induzir ao homem. “Não faz mal a ninguém”, “não tem importância”. Às vezes nos cercamos de meios para nos proteger contra o mal, mas queremos criar um animalzinho (uma oncinha, por exemplo) em casa, achando que é inofensivo, e aí, mais tarde ele nos causa um grande estrago e até nos mata. Nos terreiros de candomblé usa-se a bíblia aberta no salmo 91 (mas fora do coração), e ainda ouvimos pessoas endemoniadas dizendo: “louvado seja Deus”(?) Não é de se estranhar. Temos exemplo na Palavra mesmo. Jó 1:7 a 11 e 2:2 a 7 nos relata que “no dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Deus lhe perguntou: De onde vens? Satanás respondeu: De rodear a terra e passear por ela”.
Ele era o Luz Bel (Brilhante) antes de virar Diabo (adversário) (Leia Ezequiel 28:12 – 15, 17 e Isaías 14:12 – 15, Apocalipse 12:7 - 9). Os dons de Deus são irrevogáveis. Ele era o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura e estava no Éden como querubim da guarda ungido, vivia na presença de Deus, mas um dia se achou iniqüidade nele porque ele quis adoração para ele mesmo, ele quis se exaltar acima da Deus e ainda levou a terça parte dos exércitos de anjos do Senhor com ele em motim (Satanás é o pai da desordem e da rebelião). Deus, porém, o chamou a juízo e criou o inferno para o diabo e seus anjos (Mateus 25:41) e para todos os que se esquecem de Deus.
As coisas que vemos hoje pela televisão Satanás já havia programado há muitos anos atrás. Aquilo que ele quer induzir na mente humana, ele vai colocando de forma sutil e constante, através de programas de TV e novelas (principalmente). Distorcendo e invertendo os valores e princípios da família. O que se vê hoje nas telinhas causava escândalo anos atrás (lá pelos idos de 1960). Hoje há uma pressão terrível para se fazer aceitar como natural e normal o homossexualismo (Deus ama o pecador, mas abomina o pecado), a falta de compromisso entre os casais (adultério, prostituição, fornicação). O diabo trabalha usando os meios de comunicação: nas ciências, na educação, na filosofia e na religião também.
O povo vai sendo “catequizado” recebendo e aceitando as coisas do diabo em suas vidas. Afastando-se cada vez mais da vida de santidade com Deus. A divisão no reino de Deus enfraquece. “Toda casa dividida contra si mesma não subsistirá” (Mateus 12:25)
Os falsos ensinos e as doutrinas enganosas vêm com aparência de piedade, negando-lhe, porém a eficácia, enganando os que não amam a verdade e as pessoas são engodadas pelas suas próprias concupiscências (Tiago 1:13 – 15, 16 a 21). Muitas pessoas estão sendo enganadas pensando que estão agradando a Deus, indo para o inferno. O mundo entrou na igreja. Envergonham o nome do Senhor. Deus está trabalhando para tirar as pessoas do mundo e para arrancar o mundo de dentro da Sua igreja. Satanás seduz as pessoas usando o engodo (“isca”). Estas são presas no laço do inimigo, achando que “não tem importância”. Está preso, sendo alimentado e engodado pelo diabo e suas astúcias (Tiago 1:13 – 15 ).
Hebreus 13:17 os pastores velam por vossas almas como quem tem que dar contas a Deus (daqueles que obedecem), acordados e vigiando pelo rebanho (as ovelhas e não bodes). As ovelhas ouvem bem, mas enxergam mal, elas são míopes. Precisam de pastor que enxerguem bem e as livre do perigo. Os pastores vão dar contas a Deus daqueles que se submetem. Precisamos orar para que Deus nos revele onde estamos errando, para que Deus nos mostre pastos verdejantes e águas tranqüilas e como agradar a Deus em todas as áreas da nossa vida. A ovelha míope pensa que sabe alguma coisa e cai no laço do diabo. As ovelhas precisam ser submissas; deixarem-se ser guiadas e conduzidas. Negar-se a si mesmo, tomar a cruz, perder a vida e renunciar a tudo. Até que Cristo seja formado em vós. São dores de parto. Sendo resgatados das trevas para serem semelhantes a Jesus. Igreja sem mancha nem ruga e sem a contaminação do mundo. Santa, pura e gloriosa.
COMPROMISSO PARA CASAMENTO
Palavra ministrada por Edson Salomão

Não cremos que Deus tenha alguém “especial” para o rapaz ou a moça, mas Deus está muito preocupado com quem você vai casar (se você é filho de Deus). Ele se preocupa com todas as coisas da sua vida. Um mau casamento traz muita destruição. Quantas vidas destruídas por causa de uma má escolha. Deus respeita a sua vontade, a sua escolha. Quem escolhe é você. Deus tem o amanhã, você tem o hoje (envolvido na situação e apaixonado). Deus sabe se você será feliz ou não. Ele lhe dá liberdade e respeita sua escolha. Você é livre. Nenhum discípulo deve tomar esta decisão se não for ao Pai para saber se Ele está de acordo, se não vai atrapalhar a vida no reino, se não vai causar transtornos no futuro. Os pastores são atalaias e velam para discernir melhor a situação antes dos solteiros se casarem. Queremos ajudar. Em 1 Timóteo 4:3 a doutrina que proíbe o casamento é maligna. O Senhor revela qual a sua vontade. O discípulo precisa discernir qual a vontade do Senhor. Deve orar ao Senhor para que o livre do engodo do diabo. Deus fala no Corpo (a igreja) pelo Seu Espírito Santo. Quando falar peça confirmação através do seu líder.
1 Tessalonicenses 2:11 diz que “por não querer ouvir a verdade, Deus manda a operação do erro, para que creiam na mentira. Não querem dar ouvidos à sã doutrina. A igreja é a menina dos olhos do Senhor. Tenhamos muito cuidado.
2 Timóteo 3:16 diz que toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Deus continua falando através dos seus profetas ainda hoje. O cenário para a batalha do Armagedom está preparado. Que Deus continue abençoando os irmãos.
Palavra de Edson: É melhor serem dois do que um. Deus nos tem inquietado e falado aos nossos corações (a ele e a Valdemir).
Retomando do que foi dito ontem: nenhuma profecia é de particular interpretação (2 Pedro 1:21). Existem experiências muito pessoais. O Senhor não escolhe o companheiro de ninguém. A escolha é sua. Deus respeita a sua escolha. Há quem diga que recebeu revelação do Senhor para casar com fulano e se deu bem. Amém. Foi para ela a revelação do Senhor, mas o que fere à palavra não deve ser aplicado à nossa vida.
Elton teve um sonho tempos atrás: Deus o levou a um lugar fechado e lá um homem falava muitas coisas enganosas e muitos irmãos davam crédito ao que ele dizia. Ele tentava avisar os irmãos, mas estes vinham na direção dele e atravessavam o seu corpo. Ele acordou e Deus lhe falou a respeito de falsas doutrinas (de demônios). Deus trouxe isto de novo ao seu coração. Fiquem atentos ao que Deus está falando hoje. Ele está restaurando nossas vidas. Deus está advertindo a respeito dos enganos. O Espírito Santo nos traz a direção. Cuidado com as modernidades revolucionárias que vêm das trevas. Deus nos quer libertar do mundanismo. O inimigo usa armadilhas e ciladas para nos derrubar.
Alimentamos pequenos monstrinhos pensando que não tem importância.
Precisamos abrir nossos olhos, pois o Senhor nos chamou para algo novo. Namoro quer dizer fazer a corte, romance real ou compromisso como preferimos. No mundo tem outra conotação. Alguns entendem que não devem se beijar até o casamento. É de Deus ou da carne? Tem na bíblia? Ou está querendo se mostrar mais santo que os outros? Não pode beijar? Mas Deus nos ama de qualquer maneira. É caretice. E procuram base na palavra para fazer ou deixar de fazer o que pensam.
Nós entendemos e cremos que não deve existir namoro. Cremos que um rapaz ao chegar aos seus 18 anos já deve estar pensando em trabalhar, fazer economia, estar descomprometido como consumismo do mundo, fazer poupança e pensar em formar família, adquirir responsabilidade e administrar suas finanças. Ter casa construída e escolher junto com a futura esposa os móveis e utensílios domésticos, com os recursos na mão.
Nós proibimos namoro como o que vemos no mundo (tipo fornicação, prostituição). Queremos que todos se casem. Casamento é coisa muito séria.
Deus é o autor da família (Gênesis 2:18, 22) e estabeleceu três princípios básicos:
1º. Deus faz com que o solitário habite em família;
2º. Deus “providenciou” a mulher para Adão;
3º. O papel da mulher na vida do homem é de ajudadora idônea.
Quer ouvir a voz do Senhor? Então ore e peça orientação e direção de Deus para que o seu casamento glorifique ao Pai. A família é para o Senhor ser glorificado. Precisamos ter unidade de fé.

QUE PASSOS DEVEM SER DADOS?

Família deve estar cooperando com o propósito.
É preciso, quando se observa alguém, ter o olhar físico (se a aparência dela o agrada), pois serão os dois uma só carne. Não se pode deter apenas num só aspecto.
Gênesis 24: o relacionamento entre Rebeca e Isaque (Cristo e sua igreja). O relacionamento entre eles desde o começo. Abraão manda seu servo mais antigo (o damasceno Eliezer) buscar esposa para seu filho Isaque.
Gênesis 14:1 a 4. Princípio de exclusividade: não pode ser qualquer uma (do mundo). Tem de ser filha de Deus convertida, não pode ter jugo desigual. Irmão casa com irmã na fé, uma serva do Senhor.
Versos de 5 a 9: Princípio do direcionamento do Senhor na escolha. Abraão tinha fé que Deus iria direcionar e, se isso não ocorresse, ele estaria liberado do juramento, mas não levasse o filho dele para lá.
Versos 10 a 14: Ele pediu discernimento para entender o sinal da aprovação de Deus.

Nenhum comentário: