terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sinais dos fins dos tempos - Parte 2




A VINDA DE JESUS - Palavra ministrada pelo Pastor Valdemir


1 Coríntios 15:19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. É o mais miserável dos homens quem espera por Cristo só nesta vida! Esperamos a vida eterna ao Seu lado. Vamos ser transformados, revestidos da incorruptibilidade (1 Coríntios 15:51 – 57). Aqui é uma preparação para aquele dia (Mateus 24:30). A igreja subirá e estará para sempre com o Senhor Jesus (Apocalipse 21:4 – 5 lá “não haverá mais morte, nem lágrima, nem luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras ”. Somos cidadãos celestiais, aguardamos a vinda do Senhor. “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30).
Este será o maior acontecimento sobre a terra no universo. É o dia que Jesus descerá do céu com os anjos e suas trombetas irão tocar e os filhos de Deus vão se encontrar com Cristo. Será um dia de muita alegria para os fiéis e de muita tristeza para os que verão e não subirão com Ele.
Existe uma teoria “furada” que diz que Jesus virá de ‘forma invisível’, mas a Palavra é clara e diz: que “todo o olho verá (Apocalipse 1:7), até quantos O traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele”.
Alguns que gostam de assistir o filme: “Deixados para trás”, estão sendo enganados, pois Jesus virá buscar todos os que O estão aguardando (lembre-se da Parábola das Dez Virgens).
Jesus como homem (em forma humana) estava limitado aqui na terra, mas Ele é o PRIMOGÊNITO e o UNIGÊNITO de Deus. Feito da mesma essência de Deus. Por isso Ele é Deus (Gênesis 1:1). Gerado da mesma essência. Hoje existe o “clone”. Jesus é o UNIGÊNITO. Deus é onipotente, onipresente e onisciente. Jesus vai descer como Senhor, cheio de glória e de verdade. Na sua vinda Ele estará em todo o lugar. Assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem (Mateus 24:27). Na vinda do Senhor não vai ser preciso dizer que o Senhor chegou ao Japão e vem para o Brasil. Ele estará em todos os lugares e será visto por todos os homens na terra. Os seus anjos recolherão os seus fiéis (Mateus 24:31). Jesus vem buscar os preparados, os que O aguardam como se fosse o último dia de sua vida aqui na terra, como se Ele fosse voltar hoje. Estes subirão, os outros não. Só ressuscitarão os que O aguardam. Fazem parte da primeira ressurreição (Apocalipse 20:6) e serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos.
Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor (Mateus 24:40 – 42). A vinda do Senhor é pessoa, corporal e visível. Todas as nações estarão reunidas.
Edson ministrou sobre a Parábola das Dez virgens, depois tivemos os três dias ministrando sobre Criação de filhos. Muitos serão pegos de surpresa. As dez virgens se referem à igreja de Jesus. Cinco eram sábias e cinco eram insensatas. Estas não tinham azeite de reserva para as lamparinas (candeeiros, fifós como antigamente eram chamadas). É preciso ter o combustível (querosene) de reserva senão a lâmpada se apaga. O azeite é a Presença de Espírito Santo. É andar na fé. Meu justo viverá da fé. Algumas tinham azeite de reserva, as outras não. Quando os irmãos começam a testemunhar da vida de oração que tinham, das vidas que ganhava para Jesus, é preocupante. Quem vive de memórias é museu. Quem vive do passado é museu. Está se esvaindo seu azeite. Vemos na parábola que o noivo tardou em chegar, e aí? Será que quando o Filho do Homem voltar encontrará fé na terra? Como está a sua vida, meu amado? O Senhor tem tido a primazia? Tem procurado agradá-lo mais hoje do que ontem? Cuidado! Não pense que por não andar em pecado você está bem, não se engane. Só porque você está discipulando, pensa que você está bem. Examine a sua vida. Oséias 6:3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”. O amor por Jesus deve crescer a cada dia. Devemos consultá-lo a cada dia. Buscá-lo mais e mais. O azeite está acabando.
Apocalipse 2:4 – 5 diz: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”.
Apostasia é um dos sinais da vinda de Cristo. Criticamos o budismo e outros, mas podemos correr o mesmo risco. Com catequese, caminhando, mas não conhece a Jesus, não ouve a Sua doce voz, não anda com Ele. Você está errado! Cinco virgens se encontraram com Jesus e cinco não. Em Lucas 14:16 – 24 fala da parábola da Grande Ceia: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. Os convidados, porém, não compareceram. Por quê? Um comprou um campo (terreno) e precisava ir vê-lo. Outro tinha comprado cinco juntas de bois e foi experimentá-los. E outro tinha se casado e não pode ir. Não são coisas pecaminosas, são coisas lícitas que toma o seu tempo. João 17:3 “ a vida eterna é esta: que te conheçam, a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
Efésios 5:15 a 18 diz: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus...” não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. Não sejam insensatos, mas procurem saber qual é a boa e agradável vontade do Senhor.
A pergunta que os discípulos fizeram a Jesus em Mateus 24:1 a 3 eles queriam saber sobre três coisas: quando ia ocorrer a destruição do templo, quais os sinais da vinda de Jesus e do fim do mundo. E pediram isso em particular. Jesus procurou responder começando por sua vinda e o que ia acontecer com eles. Mateus 24:4 – 8 falam sobre a sua vinda, versos 23 a 30 relata os sinais da sua vinda. Façam como os de Beréia que examinavam a Palavra para ver se era assim (como Paulo ensinava a eles).
Marcos 13:4 – 8, 21 a 26 e Lucas 21:8 a 11, 25 a 27. Nos versos 6 - 7 (de Mateus 24 e Marcos 13:7 – 8; Lucas 21:7 - 9,) fala “de guerras e rumores de guerras”, sereis odiados de todas as nações por causa do Meu Nome; e no verso 12 (de Marcos 13) “um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores (pais) e os matarão”. Lucas 21:12 “Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho” . Tudo isto já aconteceu. Muitos que testemunharam de Jesus já morreram, foram perseguidos por causa da sua fé. Versos 15 a 18 de Mateus 24 já aconteceram. Quantos tentaram exterminar os judeus? Eles foram espalhados por todo o mundo, odiados por todos, perseguidos e mortos. Morreram quase seis milhões de judeus (Holocausto). “Ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!” (Verso 19 de Mt 24). Tudo isso já aconteceu. Até que o tempo dos gentios se completem. Em 1948 Israel tornou-se Estado. Pisar significa domínio, autoridade. Em 1948 completou o tempo dos gentios. Jerusalém será pisada. Israel foi espalhado por todo o mundo. Perseguido pelo cristianismo e pelo islamismo. Depois da Segunda Guerra Mundial, pela misericórdia do Senhor, ela voltou a ser pisada pelos israelitas. É uma das maiores potências mundial, povo abençoado por Deus. Conhece estratégias e táticas de guerra como ninguém. É o exército mais bem preparado. A destruição do templo e os judeus foram espalhados no ano 70 depois de Cristo pelo General Tito (depois imperador romano), pois já estava sob o domínio do Império Romano há 20 anos. Os romanos invadiram o templo, conhecido como templo de Herodes. Este fez a reforma e construiu uma torre romana dentro do pátio do templo. O templo era dividido em átrio, santo e o santo dos santos. Era blasfêmia para os judeus entrar no templo. Só os sacerdotes entravam. Herodes montou a torre dentro dos muros. O exército do rei da Síria cercou Samaria (guerra que durou quatro anos) e
Samaria ficou cercada durante um ano (2 Reis 6:24 – 29 e Jeremias 19:9). As cidades eram muradas e cercada ninguém saía nem entrava. A fome era tanta que as mães comiam seus filhos. Alguns filhos entregavam seus pais e os pais traíam seus filhos, para não morrer de fome.
Mateus 25:31- 46 acontecerá o fim do mundo e o grande julgamento.Na primeira vinda Jesus nasceu, na segunda Ele virá para arrebatar a sua igreja e na terceira Ele virá mil anos depois para reinar. Nesta vinda Ele irá se sentar no trono e julgar as nações. Fogo eterno e vida eterna. João em Apocalipse 20:11 a 15 – o juízo de Deus. Jesus se refere ao fim do mundo, o julgamento final.
Apocalipse 20:4 estes viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. A segunda ressurreição se dará após os mil anos. Todos irão ressuscitar de Adão até o último homem na terra. 1 Tessalonicenses 4:13 – 17. Jesus não virá à terra (pois está contaminada), mas atrairá das nuvens como um grande ímã todos os que O aguardam. (João 14:2 – 3) Jesus diz que na casa do Pai há muitas moradas. Ele foi preparar-nos lugar. E voltará e nos receberá para Ele mesmo, para que onde Jesus está, estejamos nós também.
Mil anos depois virá o Juízo Final onde todos serão julgados (Apocalipse 20:11 – 15). Não tem ninguém ainda no inferno (“só os anjos que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas para o juízo do grande Dia” Judas 6).
Como também não tem ninguém no céu ainda. Só Jesus (João 3:13). Quem morre salvo com Cristo (como o mendigo Lázaro – Lucas 16:20 – 31) vai para o paraíso, como o ladrão da cruz (Lucas 23:42 – 43). São levados pelos anjos ao seio de Abraão (paraíso). Ficam no Hades, um lugar de espera ou sala de preparação, tanto para os que morrem com Cristo, que ficam no lugar de descanso e de gozo, como os que morrem sem Cristo, que ficam no lugar de tormento aguardando a sentença (juízo) de Jesus e só então vão para o céu ou para o inferno.
Pedro (2 Pedro 3:7 – 12) se refere à terceira vinda de Jesus como uma surpresa, será de repente e “virá como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas”. Será após o Juízo final. Nós aguardamos novos céus e nova terra. Essa terra vai pegar fogo (verso 7). Apocalipse 21:1 – 4 depois do milênio haverá novos céus e nova terra.
Apocalipse 14:6 relata que um anjo vai pregar o evangelho eterno aos que estarão em trevas na terra (porque a igreja e o Espírito Santo não estarão mais aqui). Alguns ficarão na terra (Isaías 11:6 – 9), e muitos se converterão por causa do testemunho de Jesus. Eles viram a Jesus.
Nós vamos subir com Jesus para as Bodas do Cordeiro. (Salmo 24:7 – 10) Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória – Jesus. Jesus entregará ao Pai todas as coisas (1 Coríntios 15:24 – 28). Que festa maravilhosa! Participaremos da primeira ressurreição.

Os primeiros sinais da vinda de Jesus Cristo:
1. Surgimento dos falsos cristos e falsas doutrinas (Mateus 24:5 e 24; Marcos 3:5 – 6; Lucas 21:8 – 22);
2. Guerras e rumores e guerras (Mateus 24:6 – 9; Marcos 13:7 – 9; Lucas 21:9 – 10);
3. Terremotos, fome e pestes (Mateus 24:7; Marcos 13:8 e Lucas 21:10);
4. Sinais nos céus e no mar (Lucas 21:25 – 26; Marcos 13:24 – 25);
5. Fim do tempo dos gentios (Lucas 21:14);
6. Proclamação da falsa paz e segurança ( 1 Tessalonicenses 5:1 - 3);
7. Apostasia (2 Tessalonicenses 2:1 – 3);
8. A manifestação do anticristo (2 Tessalonicenses 2:7 - 11).

Nenhum comentário: