quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Graça Redentora


Podemos imaginar a alegria de Paulo quando ele recebeu esta revelação: Cristo em vós a esperança da glória (Colossenses 1:27). Falta-nos palavras para expressar nossa gratidão a Jesus. Precisamos valorizar o que Deus está fazendo e falando.
Em João 1:16 – 17 diz que todos nós temos recebido da plenitude ou totalidade de Deus através da vida de Cristo em nós. Às vezes pensamos que temos apenas uma porçãozinha de Jesus. Jesus é uma pessoa, ou ele está em você ou não está, ou você o tem ou não tem, ou você é convertido ou é incrédulo. É luz ou trevas. Se eu tenho Jesus, então tenho a sua pessoa em mim, tenho a sua plenitude.
Então, o que acontece? Qual é o problema? Por que alguns expressam essa vida e outros não?
A resposta é: Quem expressa muito de Jesus, expressa pouco de si mesmo, e vice-versa. Quando nos convertemos recebemos toda a vida de Jesus.
Podemos encontrar em Romanos, Gálatas e em Hebreus dois temas grandiosos: a lei dada por Moisés e a Graça e a verdade dada por Jesus. Moisés foi porta-voz de Deus, representante de Deus no meio do povo (Êxodo 19 e 20). A lei foi dada a Moisés que a passou para o sacerdote Arão, seu irmão. Deus mandou fazer a arca e colocar dentro dela as segundas tábuas da lei (as primeiras foram quebradas quando Moisés desceu do monte e viu que o povo adorava o bezerro de ouro).
Deus fez dois pactos com seu povo, duas alianças: a primeira e a segunda aliança. No primeiro pacto Deus deu a sua lei. Hebreus 8:8 – 13 relata os dois concertos ou das duas alianças que Deus fez com seu povo: No primeiro Deus deu a lei e no segundo ele deu a sua Graça. Ele nos deu Jesus Cristo.
Hebreus 8:13. Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.
Quando a Páscoa (Êxodo 12) foi instituída o Senhor mandou matar um cordeiro segundo cada família, e colocar o sangue nas portas para que o anjo da morte não matasse o primogênito. O sangue do cordeiro santo (de Jesus) nos livra da morte eterna (Êxodo 12:21 – 23, 27 – 29). No Novo Testamento não mais se ofereceu o sangue de animais, e sim o sangue de Jesus (Hebreus 10:6 – 7; Salmo 40:6 - 8).
O sangue de Jesus derramado na cruz nos purificou do pecado e por ele entramos no santo dos santos na presença de Pai. O templo era dividido em átrio (onde ficava o povo), o santo lugar (onde ficavam os sacerdotes) e o Santo dos santos (onde o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, depois do sacrifício de sangue por ele e pelo povo). Jesus rasgou o véu do templo de alto a baixo e nos deu livre acesso ao Pai.
Hebreus 10:19. Entremos com intrepidez no Santo dos santos pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. Pelo sangue do Cordeiro de Deus
Nossa fé é baseada no Novo testamento e não no Velho Testamento. Toda a lei dada por Moisés que está no Velho Testamento está vencida, ultrapassada. Infelizmente a Igreja hoje ainda vive muito pela lei ao invés de viver pela Graça.

A lei foi dada aos filhos de Israel (judeus) por três motivos:
1º. motivo: Para frear o pecado (Gálatas 3:19 – 21). Por causa da transgressão, do pecado.
Gálatas 3:22. Deus encerrou todos debaixo do pecado para que mediante a fé em Jesus Cristo, a promessa concedida aos que crêem. Foi dada aos crentes pela fé.
Romanos 3:23 – todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. A lei não trouxe perfeição.
Hebreus 10:10 – estão debaixo de maldição.
Gálatas 3:11 – 12 pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé; Ora, a lei não procede da fé, mas o que fizer estas coisas por elas viverá.
Só Jesus cumpriu a lei, ninguém mais. Gálatas 3:23 – 29 a lei nos serviu de aio ou tutor e nos conduziu até Cristo.
2 Coríntios 3:7 – 9. A lei que expressa o caráter de Deus foi chamada de ministério da morte e da condenação. Ela foi escrita na pedra pelo dedo de Deus- as primeiras tábuas da lei. Os mandamentos tinham que ser cumpridos o contrário disto seria a condenação.
Romanos 6:14. Quem vive debaixo da lei o pecado tem domínio sobre ele. Quem vive na graça o pecado não tem mais domínio.
Deus deu primeiro a lei para frear a situação do pecado, depois ela serviu de aio e nos conduziu à fé.
2º. motivo: Para provar ao homem que ele não tinha condição de agradar a Deus por si mesmo. Se a justiça viesse da lei, Cristo teria morrido em vão. Ele morreu para nos justificar e ressuscitou para nos dar vida, e vida com abundância. Jesus é a vida.
Para pertencer a Jesus o que eu preciso fazer? Romanos 7:1
Creio que depois dos quatro evangelhos, só precisaríamos de Romanos para viver a vida cheia do Espírito.
A Igreja em Roma não era de “romanos” (naturais de Roma). Era de judeus romanos e eram muito fortes na lei de Deus.
No verso 1 Paulo se refere aos judeus que conheciam muito bem a lei. A lei tem domínio desde o nascimento até a morte. Ilustração: mulher e marido (versos 2 e 3) enquanto o marido viver a mulher está ligada a ele e se for de outro estará em adultério.
Verso 4: Somos adúlteros se estivermos na lei e não na graça de Jesus. Se quiser ser de Cristo tem que morrer para a lei.Toda a nossa vida é em Cristo.
Romanos 6:3. Morremos para o pecado e para a lei. Precisamos de revelação para viver na graça.
2 Coríntios 5:17. Somos novas criaturas. Quando eu creio, Jesus faz, opera.se eu não creio, sou eu que faço e não Jesus.
Gálatas 3:1 -2.
SIGNIFICADO DA PALAVRA GRAÇA:
1º significado: GRAÇA é o ato de benevolência do poder divino que propôs em si mesmo nos perdoar e amar. Graça é um favor imerecido.
Em que condição estávamos? Mortos em delitos e pecados (Efésios 2:4), fomos salvos por meio da graça (Efésios 2:8 – 10). Romanos 5:8. Nada fizemos para merecer este perdão que custou a vida do Seu único Filho.
2º significado: Graça é a capacitação sobrenatural. Deus nos perdoou em Cristo, nos reconciliou e nos deu vida, e veio habitar (morar) dentro de nós por meio do seu Espírito Santo. Nossa capacitação não vem de nós mesmos, mas sim de Deus.
João 14:23; 1 Coríntios 3:16. Somos templos do Espírito Santo. Ele veio morar em nós para cumprir tudo em nós.
3º significado: Graça é gozar do privilégio de alguém por estar ao lado dele. O inimigo não nos toca porque somos dele, estamos nele (João 5:18). Temos livre acesso a Deus porque estamos em Cristo. O mérito não é nosso, a obra não é nossa, Jesus é o sacrifício perfeito aos olhos do Pai.
Efésios 3:20. Estamos em cristo pela sua graça e misericórdia nós alcançamos um nível de santidade em Cristo Jesus (Efésios 2:6).
Sábado =descanso. Jesus é o nosso descanso (sábado).
Como ter acesso a esta graça? Romanos 5:1 – 2. Qual a porta para entrar na graça? Fé (Hebreus 11:6).
O justo viverá pela fé. Seremos justificados pela fé, quanto mais cremos mais a graça opera em nós.
Que Deus nos dê revelação desta graça. Vida vitoriosa por meio da fé e não da lei.

Nenhum comentário: