quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RECONCILIAÇÃO COM DEUS




JESUS É MARAVILHOSO! Precisamos falar mais dessa Verdade. Profetizar sobre essa Verdade.

Colossenses 1:27. “... aos quais Deus quis dar a conhecer qual a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, CRISTO EM VÓS, A ESPERANÇA DA GLÓRIA.”

Romanos 8:28-29 “ E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho; a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Devemos ter claro em nossas mentes qual é o nosso alvo, sermos conformes à imagem de Seu Filho.

Efésios 4:12 – 13. “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus , a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo;”

Salmos 126: 3 “Muitas coisas grandes têm feito o Senhor por nós e por isso estamos alegres.”
Precisamos mudar nossa mente (metanóia), nosso entendimento. Precisamos ter disposição para ouvir o Espírito Santo.
2 Coríntios 5:14 – 21. Ministério de reconciliação. Hebreus 8:10 – 12. Novo pacto com Israel: Deus escreveu suas leis no entendimento (mente) e no coração do povo. Eu serei seu Deus e eles serão meu povo. Deus perdoou (verso 12).
Por muito menos do que isso Deus já teria destruído no passado. Por que Deus não pesa mais a mão sobre o povo nos dias de hoje? Por causa do sacrifício de Jesus, Sua obra perfeita por todos. Deus olha para a terra e vê o sangue precioso de Jesus sobre toda a humanidade. Não é predestinação. Há dois mil anos atrás se cumpriu cronologicamente o que foi realizado na eternidade.
2 Coríntios 4:3 – 4. Lembrem-se da história da pobre e velha senhora que recebeu o testamento de uma herança, mas não sabia ler e não havia se apossado do que era seu por direito. Muitos vivem assim hoje. São herdeiros da obra de redenção que Cristo fez na cruz, mas desconhecem isso, e vivem a mendigar espiritualmente. Morrem sem tomar posse da salvação realizada e vão para a eternidade sem Jesus.
Eles precisam conhecer a obra de Jesus. O Evangelho são as boas noticias de salvação eterna, a obra já foi feita, só que eles não tem revelação do já foi feito. A obra é eterna, cronológica e individual (pessoal).
Precisamos levar essa mensagem. Não importa a condição do homem, se ele ouvir o evangelho, o Espírito Santo vai confirmar no seu coração e ele vai ter entendimento. Essa obra que Jesus fez é suficiente para apresentar todo homem perfeito a Deus.
Efésios 1:15 Há um poder de Deus em nós. Efésios 3:20. Poder que opera em nós. Que poder é este? O poder do Espírito, o mesmo que operou em Jesus. (Poder = capacitação de viver em santificação).
João 14:23. O Espírito habita em nós. Somos templos do Espírito de Deus (1 Coríntios 6:19 – 20).
Cristo em nós a esperançada glória (Colossenses 1:27).
Somos novas criaturas em cristo (2 Coríntios 5:17). Quem está vivendo em você realmente: você ou Cristo?
No Éden existiam duas árvores: a da vida e a do conhecimento do bem e do mal. Deus não proibiu o homem de comer da árvore da vida, por que Deus fez isso? Para saber se o homem teria prazer em obedecê-lo ou não. Deus colocou as árvores ali para que o homem aprendesse a obedecer. Quando nos convertemos e nascemos de novo, recebemos a vida de Cristo que passa a viver em nós. Somos novas criaturas em Cristo.
Romanos 8:2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.
Recebi nova vida que pelo Espírito, veio habitar em mim. A velha natureza continua lá. Nosso velho homem foi crucificado (Romanos 6:6) na cruz, mas só nos libertamos dele na volta de Cristo. A vida de Cristo em mim venceu a morte e o pecado. (Gálatas 5:16).
Existe uma lei – a da gravidade – onde tudo o que é lançado para cima cai. Existe outra lei que é superior a anterior – a da aerodinâmica – que permite que os pássaros e os aviões voem.
Existe uma lei superior em nós: a lei do Espírito de vida em Cristo nos livrou da lei do pecado e da morte. Por isso o apóstolo Paulo orava tanto pelos irmãos (Colossenses 1:9). A batalha é travada na mente. Mesmo entregando a vida a Jesus, se você deixar de lançar mãos dos recursos que Deus tem e passar a usar do seu próprio conhecimento, você estará correndo perigo. Orai sem cessar, nos adverte a palavra porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Romanos 6:11 – 18. Entendemos pouco da Graça de Jesus. Toda nossa vida é através de Cristo.
Gálatas 3:1 – 3. Eles tinham recebido o Espírito pela fé e haviam voltado a confiar nas obras da lei. Insensatos!
Daniel 9:24 – As setenta semanas. Para extinguira transgressão (iniqüidades) e dar fim aos pecados. Já se cumpriu na cruz (durante 490 anos). Quando Jesus nasceu (viveu 33 anos e meio). Nunca cometeu pecado. Era necessário que ele vencesse o pecado. João 1:29 – Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Começou quando Jesus nasceu até sua ida para a cruz (2 Coríntios 5:21). Sacrifício perfeito agradável a Deus.
Romanos 8:1 – 3. Jesus venceu o pecado como homem. Nós ainda temos a vantagem de termos o Senhor em nossa vida, Jesus venceu o pecado na condição humana. As setenta semanas começaram no nascimento de Jesus e foram até a sua morte. Jesus ressuscitou por não ter cometido nenhum pecado. A morte não tinha poder sobre ele. Se ele tivesse cometido pecado, teria morrido pelo pecado, mas não poderia ressuscitar. Seu sacrifício foi perfeito. Essa obra já foi confirmada.
Hebreus 9:26 – 28. Ele se ofereceu uma vez por todas para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.
Hebreus 10:10. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas, Ele nos aperfeiçoou para sempre. Deus é fiel.
Romanos 8:2. Ele nos livrou do pecado e da morte. João 1:29 e 8:34 – 36. Somos livres, fomos libertados do pecado por Jesus. Somos filhos e não mais escravos. 1 João 3:4 – 5, 6 – 9.
Por meio de Cristo sou livre do pecado. Não vivo mais na prática do pecado, o pecado passa a ser um acidente na vida de um discípulo. Para não pecar devemos permanecer nele. Se eu faço uso dos meus esforços não estou mais permanecendo em Cristo ( Justiça própria). Jesus veio para salvar os bons e os maus. O que se faz sem fé é pecado.
Efésios 2:8- 10. Fomos criados por Deus em Cristo para as boas obras. Quem preparou as obras? Foi Jesus.
Hebreus 12:2, 2 Coríntios 3;18. Olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé. Contemplando como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
Podemos sair da permanência em Cristo se andarmos na carne e não pelo espírito. Andemos por fé e não por vista.
Hebreus 3:6. Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual somos nós, se guardarmos firme, até o fim, a ousadia e a exultação da esperança.
Não somos mais escravos, não vivemos na prática do pecado.
1 João 3:8. Jesus se manifestou para desfazer (destruir) as obras do diabo.
Dois males o pecado de Adão causou à humanidade: a separação do homem com Deus (perdeu a comunhão) e a morte. Romanos 3:23 e 6:23.
l João 3:9 - Quem é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
O pecado condenou à morte e à escravidão. Jesus ressuscitou para nos dar a vitória. Colossenses 1:27.
1 João 3:10 – os que não praticam justiça não são filhos de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
Se a pessoa continua pecando ou não nasceu de novo, ou não está vivendo por fé em Cristo. Quando ele diz que não consegue viver sem pecar. Falta revelação do que Cristo fez por ele.
João 8:36 - Se Jesus vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
2 Coríntios 3:18 – Somos transformados pelo Espírito do Senhor. Temos uma vida sem pecado quando permanecemos em Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé.
2 Pedro 1:1 - “...aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” A fé pela justiça de Jesus e multiplicada pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus o Senhor.
João 17:3, 2 Pedro 1:3. A vida eterna é esta: conhecer ao Deus único verdadeiro e a Jesus Cristo enviado por ele.
Fé é pela justiça de Deus, a graça e a paz pelo conhecimento de Deus e de Jesus.
2 Tessalonicenses 1:7 – 10. Os que não obedecem ao evangelho sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do senhor e da glória do seu poder. Qual o meio mais simples de se conhecer Jesus?
Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus.
Examinai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim (João 5:39).
Conhecendo Jesus crescemos pelo reflexo da sua glória. Somos chamados a andar por fé, em espírito para não pecar.
Os incrédulos precisam ter conhecimento da obra de Jesus, e nós precisamos ter revelação para andar dignamente na nossa vocação.
Aquele que começou a boa obra em nós irá completá-la.

Nenhum comentário: