terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sua Fé é viva?


Precisamos despertar as nossas vidas para orar pelos irmãos e buscar os que estão fora. Nestes dias estamos ouvindo sobre a salvação e a santificação, e a forma como Deus opera em nós. É pela graça de Jesus; é pela graça do Pai que se torna possível a salvação e a santificação daquele que crê. Não podemos produzir nada de nós mesmos, pelas obras da lei ou pelo esforço próprio.
A proclamação não deve ser feita porque somos ordenados, não é por obrigação, precisamos ir com amor pelas almas perdidas, com o mesmo sentimento que houve em Cristo. O Senhor nos renova a força e renova a esperança ao fazermos a obra com amor. Gastamos o nosso tempo indo proclamar e o Senhor nos enche de graça, nos enche de gozo e do Seu Santo Espírito. Quem se sente obrigado também é cheio, porém com alguma dificuldade, o esforço próprio não produz santidade. O Senhor que começou a boa obra em nós irá completá-la pela fé.
Não podemos, depois de conhecer a graça de Deus, voltar às obras da lei ou pelo esforço próprio tentar produzir algo para Deus.
Romanos 6:19.
Neste texto o apóstolo Paulo diz que temos que ter a mesma disposição de quando servíamos ao mundo e à nossa carne, para agora oferecer ao Senhor intensamente. Se no mundo éramos influentes, agora convertidos, não podemos ficar “sentados no banco da praça esperando a banda passar”.
Efésios 2:8 – 10
Este texto relata que fomos salvos para realizar as boas obras, e não salvos através das obras. Lembremos que ninguém pode fazer nada para ser salvo, a salvação é pela graça por meio da fé. Deus amou a todos de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito que morreu por todos. O preço já foi pago, no mundo todo, em qualquer geração, e de graça podem beber da água da vida. Porém, precisam ouvir a pregação porque é pela fé e a fé vem pelo ouvir a pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Romanos 10:17). Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação (Romanos 10:10).
Tiago 2:26
Assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé, sem obras ela é morta. Parece haver contradição entre os dois textos, mas não há. A bíblia é um livro sobrenatural que foi escrito por cerca de 40 autores, durante o tempo de dois mil anos, por gerações diferentes, de línguas também diferentes, mas existe uma harmonia tão grande que revela um único Autor por traz de cada mensagem: um só Espírito. O mesmo Espírito que inspirou aqueles apóstolos, homens santos de Deus (II Pedro 1:20 – 21).
Efésios 2:10. Somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. Tiago diz que existem dois tipos de fé: a fé viva (operante) e a fé morta. O que as difere e as separa são as obras. Tiago não diz que a salvação se dá pelas obras, mas através delas. A fé verdadeira não é infrutífera, ela dá muitos frutos. A fé verdadeira nos leva a tomar algumas posições. Precisamos conhecer mais e mais a Bíblia. A tecnologia com a sua facilitação nos têm deixado preguiçosos para ler a palavra.
Um grande cientista ateu procurou provar que a bíblia era só um livro de contos. Pesquisou muito, buscou entre os arqueólogos, para descobrir se era de fato verdade ou não o que estava na Bíblia. Finalmente, este cientista se converteu ao Senhor e escreveu um livro que ainda hoje está nas livrarias: “E a Bíblia tinha razão”. Precisamos conhecer a Palavra, deixar que ela transforme as nossas vidas.
Deixe que a fé se manifeste através das obras. Todo aquele que recebe a revelação da graça do Senhor, em quem o Espírito opera, lavando os seus pecados através do batismo, ela tem acesso à graça e à entrada no reino de Deus.
Alguns dizem: “Eu não sei como os cristãos dizem que são salvos, depois de fazerem tantas coisas erradas”, é por meio da graça, pela infinita misericórdia do Senhor, e pelo seu poder.
Efésios 2:10
Tiago 2:26
Dos versículos 14 a 25 Tiago explica porque a fé sem obras é morta. Nos versos 18 e 19 – mas alguém dirá: Tu tens a fé e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, te mostrarei a minha fé. Crês tu que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Versos 21 – 23 Abraão foi chamado amigo de Deus porque obedeceu e pela fé ofereceu Isaque sobre o altar. Pelas obras a fé se consumou. Versos 24 – 26 – a meretriz Raabe foi justificada pelas obras ao esconder os espias e enviá-los por outro caminho. A fé sem obras é morta.
Se você foi salvo pela fé, se a graça de Deus o alcançou, procure aperfeiçoar a sua fé, procure desenvolver a sua fé com temor e tremor. Sua fé deve manifestar-se através da obras,o que não significa que estaremos pagando pela salvação. Nós fomos salvos e recrutados para fazer parte do grande exército de Cristo para marchar sobre toda a terra, levando as boas novas de salvação para todos. Tiago não discute se você tem fé ou não, mas, como provar que alguém não tem fé? Não podemos provar isso. Até os demônios crêem e tremem, mas não obedecem. Fé produz obediência e atitude: prática concreta que revela a sua vontade de agradar a Deus. A fé é manifestação do serviço e revela o amor e comprometimento com Deus, não é algo abstrato, escondido no coração, que ninguém vê. Jesus olhava para as pessoas e via que eles desejavam a salvação; Na porta do templo, Pedro e João iam orar e encontraram um coxo pedindo esmola. Pedro disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa (Atos 3:1 – 10). Eles viram fé nos olhos do coxo para ser curado.
Tiago 2:14 ao 16
Tiago usa como manifestação da fé viva o amor aos irmãos. Quem ama cuida dando o sustento, mantimento diário, dá abrigo etc. principalmente dos órfãos e viúvas que não têm amparo. Será que a igreja é realmente uma família? Não deveria haver nenhum necessitado de acordo com Atos 2:44. Precisamos ser bênção para outros, ter o coração generoso para ajudar a quem precisa realmente. Precisamos praticar a palavra do Senhor.
O segundo exemplo de Tiago 2:21 -24, temos Abraão que foi chamado amigo de Deus pela obediência total e absoluta. Ele cumpriu tudo o que Deus pediu. Demonstrou o senhorio absoluto de Deus sobre a sua vida, entregando seu filho Isaque, a quem ele amava, ele renunciou a si mesmo, provando que Deus estava em primeiro lugar em sua vida. Abriu mão daquilo que mais lhe dava prazer.
Estamos dispostos a obedecer sem restrições? Obedecer sem limites? O mundo nos ensinou coisas erradas. É uma luta nos livrar do que o mundo estabeleceu em nossa vida.
1 João 2:15 – 16 o amor ao mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
Mateus 4:4 – 10 Jesus foi tentado pelo diabo também nestes três aspectos.
Três coisas movem todos os homens na face da terra: POSSE – PODER – PRAZER. Abraão abriu mão daquilo que mais lhe dava prazer.
· Precisamos entender que fé e as obras andam juntas.
· Devemos abrir mão do que vai atrapalhar a obra de Deus.
· Precisamos ter uma fé comum, andar juntos na mesma direção, pagar o preço.
Quem realmente é convertido muda a maneira de agir, de vestir, de falar. Procura se corrigir no que está errado de acordo com o que a palavra ensina.
O terceiro exemplo Tiago cita no verso 25, a meretriz Raabe (Juízes 2; 6:22 – 24). Ela acreditou no que os homens disseram que Deus ia fazer com aquela cidade de Jericó e escondeu os espias, sendo salva da destruição. Ela morava em cima do muro, que, segundo escavações foram encontrados debaixo da terra dois muros: um com 10m de altura por 2 m de espessura e outro com 5 metros. Esta fortaleza Deus colocou abaixo (Josué 6). Ela entendeu o projeto de Deus e participou dele. Quem diz que crê no Senhor e ouve falar dos perdidos, e não se dispõe e não se engaja na grande comissão é vergonhoso! Cadê a nossa obra de fé?
Precisamos ser “ordenados” a ir proclamar. Raabe creu no plano de Deus. Deus derrubou os muros de Jericó, ela fez a sua parte. E nós? E Ilhéus? Você está cooperando na salvação de vidas? Você está preocupado (a) com o que Deus está fazendo na terra? Você ora, você submete-se às autoridades? Quanto disto está em sua vida?
Quer participar conosco? Ou você já sabe tudo e não precisa de ninguém? Ou você vê defeito em tudo? Deixa de dar sua cooperação porque discorda de um pequeno detalhe qualquer?
Devemos dispor do nosso tempo para aquilo que Deus quer fazer. A fé viva opera e se manifesta, se traduz em obras, esta é a fé salvadora. Se você tem está fé, Deus e nós contaremos com a sua ajuda. Se pensarmos a mesma coisa, se pagarmos o preço necessário para glorificar o nome do Senhor.SUA FÉ É VIVA? Medite nisso.

Nenhum comentário: